Artesanato, quintinha biológica, canções e provérbios de antigamente e doçaria tradicional, são alguns dos exemplos de actividades praticadas, durante uma semana, no Centro Bem-Estar Social de Cós, no âmbito da parceria entre o CBESFC e o Projecto "Mais participação, mais cidadania, mais desenvolvimento" de Alcobaça-Nazaré.
De acordo com comunicado da entidade promotora, estas actividades "permitiram unir a sabedoria dos idosos da região à curiosidade natural dos jovens em conhecer e experimentar as suas raízes". A adesão a esta iniciativa "foi enorme, envolvendo em massa os idosos da vila de Cós, um grupo de jovens e, indirectamente, seus familiares", referem ainda os promotores, que destacam o facto do empenho dos participantes ter sido "exemplar, permitindo chegar a uma conclusão positiva relativamente à pertinência da referida acção".
Segundo Ricardo Oliveira, animador cultural no Projecto "Mais Participação, Mais Cidadania, Mais Desenvolvimento", esta iniciativa mostrou "ser essencial na dinamização dos idosos, mantendo-os activos e preservando a sua mobilidade e autonomia". Ainda de acordo com Ricardo Oliveira, "a participação directa dos jovens faz com que as pessoas de mais idade se integrem melhor na comunidade e criem nesses mesmos jovens um melhor sentido de compreensão e respeito para com os seus anciãos". Por seu lado, Alda Gomes, directora técnica do Centro, considerou "estas actividades como um marco na vida da instituição e desafiou a equipa do Projecto, bem como os jovens voluntários, a voltar com novas iniciativas".in sociedade edição 12
Sem comentários:
Enviar um comentário