Este ano, o dia 4 de Outubro carrega um significado especial para a freguesia da Martingança: a celebração das bodas de prata. Há 25 anos, a Martingança tornou-se independente da Freguesia de Pataias, graças à aprovação do Projecto-Lei 466/III, apresentado na Assembleia da República pelo PS (mais propriamente pelo deputado Leonel fadigas). Para assinalar a data de uma forma inesquecível, os membros da Junta de Freguesia da Martingança elaboraram um programa social, cultural e desportivo.
Entre 2 e 5 de Outubro, a freguesia vai estar em ambiente de festa e vê inauguradas as obras de alargamento da sede da Junta de Freguesia (sala da Assembleia) e lançado o livro "Martingança, factos e memórias", da autoria do investigador Luís Peres Pereira. Rico em fotografias, o livro leva-nos numa viagem pelo passado da freguesia, evocando aspectos sociais, culturais, económicos e desportivos. Na apresentação do livro, o investigador alcobacense diz apreciar a atitude da Junta de Freguesia da Martingança, que "tem a noção de que o bom conhecimento do passado é fundamental para o bom avanço para o futuro". Luís Peres Pereira explica, ainda, que "apesar de existirem referências sobre a Martingança desde o século XVI, as fontes escritas não são abundantes. A sua existência como freguesia conta apenas 25 anos e, por essa razão, o registo de dados dedicados exclusivamente aos seus acontecimentos só existem a partir desse período". Na apresentação do livro, o investigador garante que, "para o bom reconhecimento da história local, recorremos a todas as fontes históricas e literárias existentes, aos arquivos particulares e recolhemos informações e fotografias dispersas, o que nos permitiu que esta obra pudesse traduzir-se numa compilação exaustiva de dados e factos históricos que permitirá à Martingança olhar com outros olhos para a sua história indelével".
O estudo apresentado no livro divide-se em dois textos distintos: Martingança - Passado e Presente, "em que pretendemos identificar, duma forma comparativa, as alterações sócio-ecónomicas dos martingancenses, ao mesmo tempo que se faz uma leitura actual da freguesia"; e Martingança - Factos e Memórias, "onde a compilação de dados e acontecimentos desde o século dezasseis até ao presente nos permite identificar a evolução das vivências histórico-culturais da freguesia". A publicação pode ser adquirida na Junta de Freguesia por um valor "simbólico", a partir do dia 4, data em que é lançado pelas 20h.in sociedade edição 12
Sem comentários:
Enviar um comentário