Isto numa época em que o Verão já teve início e as obras que decorreram naquela praia o seu fim. Pelo menos, assim o garantem os políticos. Mas a opinião de quem se desloca amiúde àquela praia da freguesia de Pataias é muito diferente. Por seu lado, os comerciantes também são unânimes no que diz respeito à lista de “obras que gostaríamos de ver concluídas” nas Paredes. A escassez de estacionamentos é o problema que mais afecta os comerciantes: “a crise já faz os negócios andarem com alguma lentidão. Se a isto juntarmos a falta de estacionamento, os clientes são cada vez menos”, referem. A falta de um multibanco é outra das preocupações dos que gerem negócios, habitam ou, simplesmente, passam por aquela praia.
Da ala dos moradores, as preocupações são menos abrangentes. Recentemente foram discutidas e aprovadas as alterações ao trânsito e estacionamento daquela localidade. Apesar da anterior postura já prever o trânsito proibido (excepto a veículos de moradores, cargas e descargas, deficientes, GNR e bombeiros), o incumprimento destas regras levaram à necessidade de uma intervenção do executivo pataiense. Em breve e como forma de amenizar os problemas, serão distribuídos dísticos aos moradores e comerciantes, enquanto a GNR reforçará a fiscalização.
Contudo, os problemas que a Câmara e a Junta têm a braços são mais persistentes: a requalificação urbana “roubou” estacionamento, sem apresentar alternativas; continuam por colocar sinais de trânsito, arranjar os passeios e pinos para impedir o estacionamento nos passeios. E tudo isto transforma as Paredes num inferno, sobretudo ao fim-de-semana.
Reconhecendo que há “falta de estacionamento nas Paredes, Valter Ribeiro, presidente da Junta de Pataias, refere que “luto pela resolução deste problema há dois anos na Câmara!”. Defendendo que aquela praia tem “problemas de estacionamento 30 dias por ano”, o autarca explica que “vão ser construídas duas áreas de estacionamento, sendo uma junto ao parque de Merendas e outra junto ao Parque de Campismo”. As obras de construção do estacionamento na zona da Senhora da Vitória já arrancaram, depois de ter sido autorizado pelo ministério da tutela. “Vamos, com este novo parque, criar algumas centenas de lugares”, explica Valter Ribeiro, adiantando ainda a possibilidade “da exploração do parque ser entregue à Associação de Bombeiros de Pataias, que já foi convidada mas que ainda não deu resposta”. Este ano, já vai haver uma “carrinha que vai assegurar o transporte dos veraneantes do parque até à praia e vice-versa”. No próximo Verão, Valter Ribeiro espera já ter os dois parques construídos e um esquema de transportes colectivos funcional”. Mas até as áreas de estacionamento estarem concluídas, “as pessoas não podem querer levar os carros até à praia”, critica o autarca.
Acerca da falta de infra-estruturas sanitárias públicas, Valter Ribeiro adianta que, “no edifício da ETAR deverão ser implantados os balneários e uma sala de exposições”. “Não será este Verão, mas será feito”, garante, salientando que “os balneários e casas-de-banho públicas vão ser feitas porque quem vai às Paredes merece-o. Contudo, em qualquer praia do País, estas infra-estruturas são da responsabilidade dos concessionários”.
No que diz respeito ao multibanco, Valter Ribeiro garante que essa situação já está acertada com uma instituição bancária, só faltanto a instalação da caixa ATM, na zona do Nostalgia Beach.
in edição 10 (Sociedade)
in edição 10 (Sociedade)
Sem comentários:
Enviar um comentário