Residem nos Pisões e fazem parte do Clube de Orientação do Centro (COC) há algumas épocas. André Ramos e Gildo Silva (seniores) e André Cardeira (júnior) têm subido por diversas vezes ao pódio em campeonatos nacionais. Treinam diariamente e são sujeitos a “imensos estágios”. Contudo, a “paixão” que nutrem pela orientação minimiza todos esses esforços. E em recompensa integram o Grupo de Alto Rendimento (grupo de elites) e são chamados com frequência ao Grupo da Selecção, que representa o nosso País em competições internacionais
Em 1999, André Ramos tomou contacto com a orientação. Depois de surgir o “bichinho”, acabou por integrar a equipa da Escola de Pataias no desporto escolar. Um ano depois, viu-se inscrito no COC. O extenso e invejável palmarés deste jovem inclui 2 títulos nacionais em juniores, um 2º e um 3º lugar na Taça dos Países Latinos, 1º lugar no Campeonato Nacional em Estafetas (seniores). Entre 2003 e 2006, participou em 4 Campeonatos do Mundo de Juniores. Decorrido esse período, entrou para o Exército, tendo transitado para os Comandos e ingressado mais tarde na Academia Militar, onde se encontra a frequentar o mestrado de Ciências Militares, com vista à especialidade de Infantaria. Participou em vários campeonatos militares, onde se sagrou campeão do Exército quatro vezes e três de Brigada. No ano passado, e já pelos Comandos, foi campeão das Forças Armadas. Em 2007 participou no Campeonato do Mundo Militar, na Croácia.
Gildo Silva trabalha numa empresa do sector de moldes para plásticos com sede em Pataias. Há nove anos a orientação entrou na vida deste jovem pisoense. E veio para ficar. “Tudo começou no desporto escolar, na escola C+S de Pataias, por intermédio do professor Hélder Ferreira. Todas as quartas-feiras de tarde não havia aulas e, para ocupar esse tempo, iniciei-me neste desporto, do qual me apaixonei muito rapidamente”, ex-plica Gildo Silva, que faz parte do COC desde a sua fundação. “Actualmente tenho um treinador que pertence também ao meu clube e que elabora e envia o plano mensal de todos os treinos diários que devo fazer”, refere Gildo Silva, adiantando, ainda, que “existem diferentes tipos de treino e de diferentes intensidades, que vão variando de dia para dia de acordo com a semana e os objectivos definidos”. Do palmarés deste atleta fazem parte 1º lugares em Campeonatos de Distância Ultra Longa, Sprint, e Estafetas; 2º e 3º lugares em Campeonatos Nacionais Absolutos, Campeonatos de Distância Média e Longa; e outros pódios em provas da Taça de Portugal e regionais.in edição 10 (Desporto)

Sem comentários:
Enviar um comentário