terça-feira, 10 de agosto de 2010

Orientação apaixona atletas pisoenses

Residem nos Pisões e fazem parte do Clube de Orientação do Centro (COC) há algumas épocas. André Ramos e Gildo Silva (seniores) e André Cardeira (júnior) têm subido por diversas vezes ao pódio em campeonatos nacionais. Treinam diariamente e são sujeitos a “imensos estágios”. Contudo, a “paixão” que nutrem pela orientação minimiza todos esses esforços. E em recompensa integram o Grupo de Alto Rendimento (grupo de elites) e são chamados com frequência ao Grupo da Selecção, que representa o nosso País em competições internacionais

Em 1999, André Ramos tomou contacto com a orientação. Depois de surgir o “bichinho”, acabou por integrar a equipa da Escola de Pataias no desporto escolar. Um ano depois, viu-se inscrito no COC. O extenso e invejável palmarés deste jovem inclui 2 títulos nacionais em juniores, um 2º e um 3º lugar na Taça dos Países Latinos, 1º lugar no Campeonato Nacional em Estafetas (seniores). Entre 2003 e 2006, participou em 4 Campeonatos do Mundo de Juniores. Decorrido esse período, entrou para o Exército, tendo transitado para os Comandos e ingressado mais tarde na Academia Militar, onde se encontra a frequentar o mestrado de Ciências Militares, com vista à especialidade de Infantaria. Participou em vários campeonatos militares, onde se sagrou campeão do Exército quatro vezes e três de Brigada. No ano passado, e já pelos Comandos, foi campeão das Forças Armadas. Em 2007 participou no Campeonato do Mundo Militar, na Croácia.
“Por estar dedicado a 100% ao curso, tenho abdicado de bastantes provas”, explica, concluindo que “espero recomeçar a treinar no final do curso para regressar aos bons resultados”.


Gildo Silva trabalha numa empresa do sector de moldes para plásticos com sede em Pataias. Há nove anos a orientação entrou na vida deste jovem pisoense. E veio para ficar. “Tudo começou no desporto escolar, na escola C+S de Pataias, por intermédio do professor Hélder Ferreira. Todas as quartas-feiras de tarde não havia aulas e, para ocupar esse tempo, iniciei-me neste desporto, do qual me apaixonei muito rapidamente”, ex-plica Gildo Silva, que faz parte do COC desde a sua fundação. “Actualmente tenho um treinador que pertence também ao meu clube e que elabora e envia o plano mensal de todos os treinos diários que devo fazer”, refere Gildo Silva, adiantando, ainda, que “existem diferentes tipos de treino e de diferentes intensidades, que vão variando de dia para dia de acordo com a semana e os objectivos definidos”. Do palmarés deste atleta fazem parte 1º lugares em Campeonatos de Distância Ultra Longa, Sprint, e Estafetas; 2º e 3º lugares em Campeonatos Nacionais Absolutos, Campeonatos de Distância Média e Longa; e outros pódios em provas da Taça de Portugal e regionais.



André de Sousa Cardeira é estudante de Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico em Lisboa. A ligação deste pisoense à orientação aconteceu há pouco mais de três anos. Integra o escalão júnior do COC e já está a completar o terceiro ano de federado. A sua ligação também é devida, em parte, à influência do seu professor de Educação Física na Escola Secundária Pinhal do Rei, Ricardo Oliveira. “Na altura, o meu professor também praticava e convidou-me para um estágio do Clube de Orientação do Centro. Eu fui e gostei muito. Convidaram-me logo para uma prova da Taça de Portugal e, a partir daí, raramente faltei a alguma”, argumenta André Cardeira. Dos títulos já conquistados por este jovem atleta fazem parte dois 3º lugares (Campeonato Nacional de Sprint Juvenis 2007/2008 e Campeonato Nacional de Estafetas Juniores 2008/2009), um 2º lugar no Campeonato Nacional de Estafetas Juniores 2009/2010 e um 1º lugar no Ranking da Taça FPO Norte em Juniores 2008/2009.

in edição 10 (Desporto)

Sem comentários:

Enviar um comentário