A falta de agendamento e realização de eventos culturais no Norte do concelho de Alcobaça, pela Câmara Municipal é uma realidade.
É lamentável, que o XVIII Festival de Música de Alcobaça, que decorreu desde o dia 30 de Maio de 2010 a 31 de Julho de 2010, ou seja, o Cistermúsica, com um vasto e interessante programa cultural, de música, teatro, bailado, cinema literatura, na zona Norte do concelho só teve lugar no Convento de Cós, um único evento cultural “A Imagem da Melancolia” no dia 4 de Julho pelas 18 horas.
A questão, que se coloca é o porquê, desta falta de eventos culturais no Norte do concelho, será esta população não merecedora de ter acesso à cultura? A população do norte do concelho não se contenta só com donativos por parte da Câmara municipal, para festas e romarias, nomeadamente as Festas da Vila; o Norte do concelho tem direito ao acesso à cultura, como todas as outras populações do concelho de outras freguesias.
A freguesia de Pataias tem várias localidades, com várias igrejas e com boas condições acústicas, para serem aí realizados eventos culturais nomeadamente no que concerne à música clássica que se insere na Cistermúsica; tem também um auditório; tem uma banda Filarmónica com instalações próprias, que inclusive até festejou 133 anos de existência no dia 15 de Julho de 2010. Tal como a freguesia de Martingança também tem uma igreja para poder receber tais eventos. Não é por falta de lugares passíveis de receber eventos no âmbito da Cistermúsica, que a Câmara municipal de Alcobaça, fez “letra morta” e não realizou aí alguns eventos culturais, tal como o fez em outras freguesias do concelho.
Por isso espero que no próximo ano, a Câmara de Alcobaça não faça estas assimetrias culturais no concelho e tente contentar toda a população do concelho, de forma igualitária para que todos tenham acesso à cultura, no âmbito da Cistermúsica!
De igual forma há assimetrias da actuação da Câmara Municipal no que diz respeito a Alcobaça Summer Nights, onde se constata que as praias do Norte do concelho em que o programa divulgado vai até 14 de Agosto de 2010, apenas a Praia das Paredes da Vitória tem a primeira eliminatória dos sons do Baça em 31 de Julho de 2010 e a actividade de Aeróbica na praia é só aos fins-de-semana pelas 18 horas; sendo esquecidas todas as outras praias a Norte do Concelho Légua, Vale Furado, Paredes da Vitória, Polvoeira, Pedra do Ouro e Água de Madeiros.
Em contrapartida e de uma forma díspar, São Martinho do Porto tem dez espectáculos musicais agendados e a aeróbica na praia todos os dias e muitas outras actividades desportivas, que não decorrem nas praias do Norte; inclusive inexistem quaisquer actividades desportivas e musicais, com excepção do único evento enumerado em Paredes da Vitória.
Eugénia Rodrigues
in edição 10 (Sociedade)
Sem comentários:
Enviar um comentário