sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Opinião - Cuidado com o Sol este Verão!

O verão chegou e com ele chegam também alguns excessos que cometemos para ter um aspecto mais bronzeado.
A luz solar tem benefícios para a saúde pois aumenta a produção de vitamina D e tem bons efeitos a nível psicológico. No entanto, a exposição prolongada ao sol nas horas de radiação mais intensa pode provocar insolação e queimaduras que causam envelhecimento da pele, perda de elasticidade, rugas, manchas e risco aumentado de cancro da pele, mesmo com o uso de protectores solares.

É importante ter alguns cuidados e ter bem presente que qualquer pessoa necessita proteger-se do sol independentemente da idade ou cor da pele.

Assim, evite a exposição ao sol nas horas de maior calor (das 11 à 16 horas) e aplique um protector solar 30 minutos antes de se expor ao sol, depois de ir à água e de 2 em 2 horas, escolhendo o protector solar de acordo com o seu tipo de pele.

Faça períodos de exposição ao sol de duração crescente, ou seja, começando com uma hora por dia, até ao máximo de 4 a 5 horas diárias.

Proteja também os olhos com uns bons óculos de sol, os quais podem bloquear a radiação ultravioleta entre 95 e 99%.

Beba frequentemente líquidos, de preferência água.

Alguns medicamentos podem agravar o efeito dos raios solares. Consulte o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico em caso de dúvida.

No caso de uma exposição solar excessiva (que pode causar, além de queimaduras, desidratação, desmaio, alucinações, entre outros problemas) tome um banho frio e beba líquidos, em particular água, não se expondo ao sol enquanto tiver a pele vermelha. É importante ainda aplicar um creme hidratante não perfumado. Em caso de insolações e queimaduras mais graves, com presença de flictenas (bolhas) recorra a uma unidade de saúde.

Pessoas com pele muito branca, olhos claros, cabelo ruivo, sardas ou com algum problema de pele devem ter cuidados redobrados.

Uma também atenção muito especial às crianças! Elas são muito sensíveis ao sol pois a sua pele é mais frágil.

Boas férias, com sol… mas sem excessos!



Luís Agostinho
Enfermeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário