sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Joana Rico canta nas Paredes da Vitória, dia 11 de Setembro

A filha adoptiva de Pataias e cantora Joana Rico vai subir ao palco instalado para o concerto de encerramento da época balnear nas paredes da Vitória, no próximo dia 11 de Setembro (sábado). A par de Joana Rico, Nuno Barroso promete animar a Vitória nessa mesma data. Este espectáculo esteve agendado para a Feira de São Bernardo, acabando por ser cancelado à última hora, devido às más condições climatéricas que se fizeram sentir na data agendada para o concerto destes dois cantores.

Joana Rico, dona de uma doce e potente voz, alojou uma música interpretada por si na internet, em 2009, tendo registado mais de 350 mil downloads da mesma. Este facto chamou a atenção da comunicação social, que fez eco desta proeza, nomeadamente a RTP1, SIC e TVI, canais que convidaram a cantora para participar nalguns programas.

Joana Rico nasceu em Lisboa a 22 de Junho de 1975. Canta desde muito cedo, desde que se entende por gente. A primeira actuação em público foi numa brincadeira de escola, com apenas cinco anos, num teatro perante um público muito familiar. Na adolescência enveredou pelas aulas de canto, na Escola Profissional de Musica de Almada. Surgem, entretanto, os bares de karaoke e Joana começa a “dar nas vistas”. Inscrita no programa televisivo “Cantigas da Rua”, chega à final, que disputa com Luciana Abreu, protagonista da telenovela Floribella.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Comitiva alcobacense inaugura requalificação das Paredes, dia 20 de Agosto


No dia 20 de Agosto, data em que se assinala o feriado municipal alcobacense, uma comitiva desloca-se ao Norte do concelho de Alcobaça, onde vem inaugurar a primeira fase da requalificação das Paredes da Vitória, pelas 15h. A visita conta com a presença da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Fernanda Julião.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

"Paredes Beach Party" regressa em 2011

A praia das Paredes da Vitória ganhou mais um atractivo turístico, que promete regressar com novas edições, após o sucesso alcançado com a primeira “Paredes Beach Party”, decorrida nos dias 7 e 8 de Agosto.

Cerca de 3000 pessoas fizeram daquele evento um “sucesso”, de acordo com o balanço da organização, a cargo da TK Records. “Inicialmente quando nos propusemos à realização do evento não esperávamos atingir tanto público, mas à medida que a pré-venda ia decorrendo começámos a ter a noção de que poderíamos receber mais pessoas do que o esperado”, referem os membros da organização.

Pensada e estruturada para um volume de entradas inferior, a primeira “Paredes Beach Party” vai ser o ponto de partida para o melhoramento da edição de 2011. “A próxima edição irá sofrer transformações significativas, tanto ao nível de infra-estruturas, como do modelo apresentado”, garantem os organizadores, que esperam ainda contar com mais apoios no próximo ano. O grande destaque desta edição, ao nível de apoio logístico, vai para a Junta de Freguesia de Pataias, “sem a qual não teria sido possível a realização do evento”. A TK Records salienta também “todas as entidades que colaboraram connosco e que acreditaram desde o inicio neste projecto”

E das 14 horas de boa música do “Paredes Beach Party” fica agora o balanço final. “Foi bastante positivo, não só pelo que foi conseguido dentro do recinto, mas também por conseguirmos ter trazido todo este publico à praia das Paredes. Sendo o turismo uma das principais fontes económicas da zona Oeste, fazem falta mais apoios para a realização de eventos deste género”, referem os organizadores que prometem uma edição de 2011 mais consistente e melhorada.

sábado, 14 de agosto de 2010

Câmara de Alcobaça aprova incentivos ao Desporto

A atribuição de mais de 201 mil euros no âmbito do Plano de Incentivo ao Desporto (PID) - época 2009/2010 - foi aprovada na reunião de Câmara do passado dia 12 de Agosto.
Nessa mesma reunião, o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, comprometeu-se em proceder ao pagamento dos respectivos subsídios às colectividades desportivas em Outubro de cada ano.
A maior fatia do valor atribuído vai para o Alcobaça Clube de Ciclismo, cabendo ao Clube Desportivo Pataiense a 5ª posição da tabela dos subsídios atribuídos, com cerca de 18 mil euros.


Valores atribuídos :

Alcobaça Clube Ciclismo - 36.000

Ginásio Clube Alcobaça - 26.376,75

Hóquei Clube de Turquel - 23.399,70

ABCD - 22.590,25

Clube Desportivo Pataiense - 17.892,50

Clube Natação Alcobaça - 12.307,50

União Desportiva de Turquel - 8.529

Clube Ténis de Alcobaça - 7.708,95

Centro Recreativo Popular da Ribafria - 7.190

AACD - 5.526,25

Cister S Alcobaça - 5.510,25

Benedita S C Natação - 4.994,10

Grupo Desportivo da Martingança - 4.130

ECBenedita - 3.871,50

GD Concha Azul - 2.834,25

Casa de Benfica de Pataias -1.980

CCRPD Burinhosa - 1.930

Sport União Alfeizerense - 1.906,50

União R Bárrio - 1.860

ARDCS Casal Pardo - 1.725

Motor Clube Azambujeira - 1.648

ADFerraria - 1.533,50

Academia de Xadrez da Benedita - 1.205

João Pedro Lopes da Silva - 1.122,50

Ass. Karaté Luso-Francesa - 834

ARPovoense - 804

Daniel Ferreira Marques - 742,50

Ana Mafalda Ferreira - 627,50

Armando Rei da Silva - 552,5

ACR Norte da Vila - 552

Casa de Benfica de Alcobaça - 462,50

Junta de Freguesia de Pataias (PMP) - 412

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

XIX Torneio de Volei Paredes da Vitória


O voleibol está de regresso à praia da Vitória, nos próximos dias 27, 28 e 29 de Agosto, datas em que se disputa o 19º “Torneio Paredes da Vitória”. A iniciativa decorre em 4x4 masculinos e femininos e promete levar, uma vez mais, um público entusiasta até às Paredes. O torneio reserva a atribuição de um prize Money de 2000 euros.


As inscrições encontram-se abertas em www.viverparedes.com, pelo mail torneioparedes@gmail.com ou pelos telemóveis 916 454 419 (Bruno Ramos), 911 013 223 (Fábio Bagagem), 912 387 039 (Pedro Ribeiro) ou 910 563 126 (Pedro Batalha).

A iniciativa conta com o apoio da Câmara de Alcobaça, da Junta de Freguesia de Pataias e de vários comerciantes da região.

Cantora Joana Rico sobe ao palco de São Bernardo

Joana Rico canta para os alcobacenses, dia 23 de Agosto

A filha adoptiva de Pataias e cantora Joana Rico vai subir ao palco da Feira de São Bernardo, em Alcobaça, no próximo dia 23 de Agosto, a partir das 22h. Joana Rico, dona de uma doce e potente voz, alojou uma música interpretada por si na internet, em 2009, tendo registado mais de 350 mil downloads da mesma. Este facto chamou a atenção da comunicação social, que fez eco desta proeza, nomeadamente a RTP1, SIC e TVI, canais que convidaram a cantora para participar nalguns programas.


Joana Rico nasceu em Lisboa a 22 de Junho de 1975. Canta desde muito cedo, desde que se entende por gente. A primeira actuação em público foi numa brincadeira de escola, com apenas 5 anos, num teatro perante um público muito familiar. Na adolescência enveredou pelas aulas de canto, na Escola Profissional de Musica de Almada. Surgem, entretanto, os bares de karaoke e Joana começa a “dar nas vistas". Inscrita no programa televisivo "Cantigas da Rua", chega à final, que disputa com Luciana Abreu, protagonista da telenovela Floribella.

A não perder, dia 23 de Agosto, em Alcobaça!

Opinião - Cuidado com o Sol este Verão!

O verão chegou e com ele chegam também alguns excessos que cometemos para ter um aspecto mais bronzeado.
A luz solar tem benefícios para a saúde pois aumenta a produção de vitamina D e tem bons efeitos a nível psicológico. No entanto, a exposição prolongada ao sol nas horas de radiação mais intensa pode provocar insolação e queimaduras que causam envelhecimento da pele, perda de elasticidade, rugas, manchas e risco aumentado de cancro da pele, mesmo com o uso de protectores solares.

É importante ter alguns cuidados e ter bem presente que qualquer pessoa necessita proteger-se do sol independentemente da idade ou cor da pele.

Assim, evite a exposição ao sol nas horas de maior calor (das 11 à 16 horas) e aplique um protector solar 30 minutos antes de se expor ao sol, depois de ir à água e de 2 em 2 horas, escolhendo o protector solar de acordo com o seu tipo de pele.

Faça períodos de exposição ao sol de duração crescente, ou seja, começando com uma hora por dia, até ao máximo de 4 a 5 horas diárias.

Proteja também os olhos com uns bons óculos de sol, os quais podem bloquear a radiação ultravioleta entre 95 e 99%.

Beba frequentemente líquidos, de preferência água.

Alguns medicamentos podem agravar o efeito dos raios solares. Consulte o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico em caso de dúvida.

No caso de uma exposição solar excessiva (que pode causar, além de queimaduras, desidratação, desmaio, alucinações, entre outros problemas) tome um banho frio e beba líquidos, em particular água, não se expondo ao sol enquanto tiver a pele vermelha. É importante ainda aplicar um creme hidratante não perfumado. Em caso de insolações e queimaduras mais graves, com presença de flictenas (bolhas) recorra a uma unidade de saúde.

Pessoas com pele muito branca, olhos claros, cabelo ruivo, sardas ou com algum problema de pele devem ter cuidados redobrados.

Uma também atenção muito especial às crianças! Elas são muito sensíveis ao sol pois a sua pele é mais frágil.

Boas férias, com sol… mas sem excessos!



Luís Agostinho
Enfermeiro

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ciclista dinamarquês reforça equipa da Casa do Benfica

Keld Fjord, um ciclista dinamarquês com um vasto currículo na Europa na categoria de masters, é o reforço da equipa da Casa do Benfica de Pataias. O site oficial daquela associação adianta que, “sabendo de antemão que o ciclista em causa não reside em Portugal, estará mesmo assim á disposição da equipa nas principais corridas na próxima época”.

Keld Fjord é bi-campeão europeu de contra-relógio (2009/2010), campeão europeu de estrada em 2009 e, com 42 corridas efectuadas na presente época, conta já com 23 pódios.

A Direcção da Casa, liderada por Abílio Castanheiro, e o director desportivo do ciclismo, Alexandre Marques, estão a unir esforços para que a equipa se torne mais competitiva em 2011 e “para tal terá de ser um pouco maior, visto que ficou provado que uma equipa que em média corre com 3 elementos, como foi o nosso caso, mesmo tendo bons ciclistas, não é suficiente para alcançar as vitórias que tanto desejamos, estando por diversas vezes tão perto”.

Sporting vem ajudar à festa de apresentação da equipa da Burinhosa

A equipa de futsal que vai representar o Centro Cultural, Recreativo e Desportivo da Burinhosa, na III Divisão dos Nacionais, na época 2010/2011, vai ser apresentada aos sócios e simpatizantes, no próximo dia 12 de Setembro.
Do programa delineado pela secção de futsal do clube burinhosense destaca-se o jogo de apresentação frente ao Sporting Clube de Portugal (campeão nacional), pelas 17h, precedido por um almoço convívio, agendado para a Quinta da Valinha, cerca das 12h.
Os interessados em participar no almoço, que vai reunir os jogadores e dirigentes dos dois clubes, deverão inscrever-se (até ao dia 7 de Setembro) através dos telemóveis 963 644 025, 966 898 698, 915 870 037 ou 915 521 585, ou ainda pelo mail ccrdburinhosafutsal@gmail.com. O preço por pessoa é de 12 euros, incluindo o bilhete de entrada para o jogo de apresentação.

I Passeio de Motorizadas Antigas na Burinhosa

Burinhosa volta a ser palco de uma iniciativa pioneira na região

Motorizadas, lambretas, vespas e motos antigas são esperadas em grande número, no próximo dia 5 (domingo) na Burinhosa, no decorrer do I Passeio de Motorizadas Antigas, cujo início está marcado para as 9h. A iniciativa integra ainda tasquinhas onde poderão ser saboreados os “sabores divinais” daquela localidade e animação musical.


Os interessados em participar no I Passeio de Motorizadas Antigas poderão inscrever-se pelos telemóveis 963 644 025, 966 898 698, 915 870 037 ou 915 521 585. O preço de inscrição é de três euros e confere a atribuição de uma lembrança a todos os participantes.

"Paredes Ocean Movement" a 21 e 22 de Agosto


A não perder!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Câmara de Alcobaça leva seniores a Tomar

A Câmara Municipal de Alcobaça promove, mais uma vez, a actividade Passeios Seniores, destinada a todos os munícipes do concelho com mais de 65 anos.

Com sucesso já garantido, o percurso escolhido para Setembro de 2010 contempla um dia de passeio turístico a Tomar - Convento de Cristo - e ainda ao Castelo de Almourol - Vila Nova da Barquinha. Cada freguesia terá dias específicos, de acordo com mapa em anexo.
Os participantes apenas têm de assegurar o pagamento da alimentação.

As inscrições estão abertas de Julho a Setembro nos seguintes locais:
- IPSS’s - Instituições de Apoio à População Idosa do Concelho na área de residência
- Serviço de Acção Social da Autarquia
- ou pelo telefone 262 580 831

Primeira Página da edição 10 - Agosto 2010

Orientação apaixona atletas pisoenses

Residem nos Pisões e fazem parte do Clube de Orientação do Centro (COC) há algumas épocas. André Ramos e Gildo Silva (seniores) e André Cardeira (júnior) têm subido por diversas vezes ao pódio em campeonatos nacionais. Treinam diariamente e são sujeitos a “imensos estágios”. Contudo, a “paixão” que nutrem pela orientação minimiza todos esses esforços. E em recompensa integram o Grupo de Alto Rendimento (grupo de elites) e são chamados com frequência ao Grupo da Selecção, que representa o nosso País em competições internacionais

Em 1999, André Ramos tomou contacto com a orientação. Depois de surgir o “bichinho”, acabou por integrar a equipa da Escola de Pataias no desporto escolar. Um ano depois, viu-se inscrito no COC. O extenso e invejável palmarés deste jovem inclui 2 títulos nacionais em juniores, um 2º e um 3º lugar na Taça dos Países Latinos, 1º lugar no Campeonato Nacional em Estafetas (seniores). Entre 2003 e 2006, participou em 4 Campeonatos do Mundo de Juniores. Decorrido esse período, entrou para o Exército, tendo transitado para os Comandos e ingressado mais tarde na Academia Militar, onde se encontra a frequentar o mestrado de Ciências Militares, com vista à especialidade de Infantaria. Participou em vários campeonatos militares, onde se sagrou campeão do Exército quatro vezes e três de Brigada. No ano passado, e já pelos Comandos, foi campeão das Forças Armadas. Em 2007 participou no Campeonato do Mundo Militar, na Croácia.
“Por estar dedicado a 100% ao curso, tenho abdicado de bastantes provas”, explica, concluindo que “espero recomeçar a treinar no final do curso para regressar aos bons resultados”.


Gildo Silva trabalha numa empresa do sector de moldes para plásticos com sede em Pataias. Há nove anos a orientação entrou na vida deste jovem pisoense. E veio para ficar. “Tudo começou no desporto escolar, na escola C+S de Pataias, por intermédio do professor Hélder Ferreira. Todas as quartas-feiras de tarde não havia aulas e, para ocupar esse tempo, iniciei-me neste desporto, do qual me apaixonei muito rapidamente”, ex-plica Gildo Silva, que faz parte do COC desde a sua fundação. “Actualmente tenho um treinador que pertence também ao meu clube e que elabora e envia o plano mensal de todos os treinos diários que devo fazer”, refere Gildo Silva, adiantando, ainda, que “existem diferentes tipos de treino e de diferentes intensidades, que vão variando de dia para dia de acordo com a semana e os objectivos definidos”. Do palmarés deste atleta fazem parte 1º lugares em Campeonatos de Distância Ultra Longa, Sprint, e Estafetas; 2º e 3º lugares em Campeonatos Nacionais Absolutos, Campeonatos de Distância Média e Longa; e outros pódios em provas da Taça de Portugal e regionais.



André de Sousa Cardeira é estudante de Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico em Lisboa. A ligação deste pisoense à orientação aconteceu há pouco mais de três anos. Integra o escalão júnior do COC e já está a completar o terceiro ano de federado. A sua ligação também é devida, em parte, à influência do seu professor de Educação Física na Escola Secundária Pinhal do Rei, Ricardo Oliveira. “Na altura, o meu professor também praticava e convidou-me para um estágio do Clube de Orientação do Centro. Eu fui e gostei muito. Convidaram-me logo para uma prova da Taça de Portugal e, a partir daí, raramente faltei a alguma”, argumenta André Cardeira. Dos títulos já conquistados por este jovem atleta fazem parte dois 3º lugares (Campeonato Nacional de Sprint Juvenis 2007/2008 e Campeonato Nacional de Estafetas Juniores 2008/2009), um 2º lugar no Campeonato Nacional de Estafetas Juniores 2009/2010 e um 1º lugar no Ranking da Taça FPO Norte em Juniores 2008/2009.

in edição 10 (Desporto)

Mariana Pereira sobe ao pódio em Setúbal

Grupo do PMP tem alcançado bons lugares em competições regionais


Mariana Pereira (de calções vermelhos na foto) tem 10 anos, reside em Pataias e subiu ao lugar mais alto do pódio no passado dia 11 de Julho, em Setúbal, em representação do Pentatlo Moderno de Pataias (PMP).
A jovem atleta pataiense classificou-se ainda em 4º lugar no Circuito Super Jovem, uma posição alcançada apesar de só ter participado em quatro das cinco provas do Circuito.

in edição 10 (Desporto)

Casa do Benfica tem novos treinadores

Filipe Bento e Milton Lordelo (Pisco) assinaram pela Casa do Benfica de Pataias, na qualidade de treinadores dos escalões Juvenis e Iniciados, respectivamente. O acordo foi selado a meio do mês de Julho e é válido para a próxima época desportiva.
Figuras conhecidas do futsal regional, ambos os treinadores abraçam o projecto da Casa do Benfica, “prometendo sobretudo muita aplicação”, como é noticiado no site daquela associação. Pedro Moiteiro, que já era treinador dos Infantis da época passada, continua como técnico deste escalão.

in edição 10 (Desporto)

"Paredes Ocean Movement" a 21 e 22 de Agosto

A praia das Paredes vai receber, nos dias 21 e 22 de Agosto, o Campeonato de Desportos de Ondas denominado “Paredes Ocean Movement”.

A competição vai incluir várias modalidades náuticas, entre as quais surf, body board e skimming. A par do Campeonato haverá ainda, no areal da Vitória, um stand de representação de fabrico de pranchas “Craft Factory”, aulas de surf promovidas pela “Paredes Surf School”, concertos e muita animação.

Os interessados poderão efectuar as respectivas inscrições pelos mails paredessurf@gmail.com ou ocean.movement@gmail.com, podendo ainda dirigir-se à Churrasqueira “Farticos”, nas Paredes da Vitória, ao Craft, na Marinha Grande, e à “Paredes Surf School & Shop”.

in edição 10 (Desporto)

Campus de Férias de Pataias mobiliza 80 crianças

Crianças participaram em inúmeras actividades

Oitenta crianças (à média de 20 por semana) participaram no I Campus de Férias de Pataias, que decorreu ao longo do mês de Julho. Durante as quatro semanas de aventura, diversão, desporto e contacto com a natureza, as crianças tiveram oportunidade de participar nas diversas actividades agendadas pela Junta de Freguesia de Pataias. Jogos na piscina, esgrima, tiro com arco, orientação, passeios pedestres e iniciação ao surf e bodyboard fizeram as delícias dos mais pequenos no decorrer das últimas quatro semanas.

Pedro Amorim, professor de natação das Piscinas de Pataias, explicou que “este campo de férias foi agendado essencialmente devido ao interesse dos pais dos alunos que frequentam as aulas das Piscinas”. Mas o resultado final superou as expectativas iniciais. “Além das crianças de Pataias, tivemos ainda a participação de crianças de outros concelhos, nomeadamente Marinha Grande e Porto de Mós”, refere. Além das actividades publicitadas, a organização acrescentou uma actividade “surpresa” para cada sexta-feira. Uma tarde na Academia Divertida (em Pataias-Gare), aulas de equitação e uma viagem de comboio a São Martinho foram algumas das actividades extras, que “mereceram o entusiasmo das crianças”, segundo Pedro Amorim.

in edição 10 (Desporto)

Tuning estreia em Alpedriz

Oitenta e cinco carros participaram na I Concentração Tuning em Alpedriz
O I Convívio Tuning de Alpedriz juntou, no passado dia 10 de Julho, 85 carros com alterações às características originais. Esta iniciativa atraiu ao recinto junto ao campo de futebol largas dezenas de simpatizantes da modalidade e habitantes da freguesia. Integrado nas comemorações dos 860 anos da concessão do 1º foral à antiga vila de Alpedriz, esta iniciativa mereceu um balanço positivo por parte da organização a cargo do Grupo Tuning de Pataias (GTP).

“De um modo geral, houve grande afluência do publico principalmente dos simpatizantes do tuning e, em relação ás pessoas de Alpedriz, notou-se grande curiosidade visto ter sido a primeira vez que houve um evento deste tipo”, argumenta Paulo Laureano, membro da organização, que explica ainda que “a organização deste I encontro surgiu na sequência de termos membros que também pertencem á Junta de Alpedriz”. Para Hélder Cruz, presidente da Junta de Alpedriz, “esta é uma forma de relembrar as provas de perícia, que já não se realizam há muitos anos e de atrair jovens à nossa freguesia”.

Contando com o apoio da Caixa Agrícola de Alcobaça, Junta de Alpedriz, Serson, Sifamolar, Any joia´s e Sucacentro, a iniciativa permitiu ainda a atribuição de prémios em várias categorias, nomeadamente de Rater, Estética de Exterior, Neons, Spl e, como sempre, ao maior grupo.
 A 22 de Agosto, o GTP volta a estar envolvido na organização de um evento, desta feita a I Concentração de Alcobaça. Nos dias 4 e 5 de Setembro, o GTP é o anfitrião da já agendada 6ª Concentração Tuning de Pataias. Refira-se que o GTP existe há cerca de dez anos.

in edição 10 (Desporto)

Passeio de cicloturismo da Casa do Benfica de Pataias junta 135 ciclistas

Casa do Benfica foi boa anfitriã
A Casa do Benfica de Pataias mostrou ser uma anfitriã de grande nível ao receber os 135 ciclistas que participaram no 8º Passeio de Cicloturismo daquela associação, no dia 4 de Julho. Grande parte dos atletas esteve presente no almoço convívio que decorreu nas Piscinas da Alva.

“O balanço foi positivo quer desportivamente quer financeiramente, embora neste caso estejamos a falar de valores muito pequenos, dado os valores das inscrições”, afirma Abílio Castanheiro, presidente da Casa do Benfica de Pataias, desvendando alguns dos patrocinadores deste passeio de cicloturismo: Junta de Freguesia de Pataias, Câmara Municipal de Alcobaça, Tricar, Frutas Coelho, Fruticordeiro, Shutte Consulting e Caixa Agrícola de Alcobaça, entre outros.

Como já vem sendo hábito foram distribuídos prémios de presença e prémios às equipas mais distantes (Grupo Cicloturismo de Arraiolos e Casa do Benfica em Viana do Alentejo), entre outros. “Graças à disponibilidade dos elementos do Grupo de Cicloturismo tem sido possível levar uma imagem positiva da nossa Casa e da nossa terra a diversas regiões, por forma a que possamos ser também visitados pelos nossos congéneres dessas regiões”, explica Abílio Castanheiro, referindo ainda que, “sem essa participação, a nossa Casa e Pataias não seriam tão conhecidas fora de portas”.

in edição 10 (Desporto)

Show de bicicletas antigas na Burinhosa

DR- Rui Rodrigues satisfeito com 7ª edição do Encontro Nacional de Bicicletas Antigas


“Agora é tempo de reflexão e, daqui a pouco tempo, de começar a pensar na 8ª edição”. Parco em palavras mas seguro do sucesso que o 7º Encontro Nacional de Bicicletas Antigas alcançou, Rui Rodrigues garante que “estamos no bom caminho para continuar a ter um dos encontros com maior tradição em Portugal”.

Depois de, no passado dia 25 de Julho, terem comparecido cerca de 450 bicicletas antigas à chamada do grupo “Men in Bike”, o organizador confirma a edição de 2011. “Quero continuar a organizar este evento, pois quero que esta tradição continue durante muitos anos.

E o gosto de organizar eventos, está-me no sangue e acho que a Burinhosa tem tudo para este evento continuar por muitos mais anos”, confessa Rui Rodrigues, agradecendo o apoio da Câmara de Alcobaça, da Junta de Pataias e de todos os empresários e comerciantes que apoiaram a última edição. “Agora é tempo de reflectir e pensar em que aspectos se pode inovar para o ano e esperar voltar a merecer os apoios desta edição e mais alguns”, conclui.

in edição 10 (Desporto)

Técnico de electricidade fixa-se na Alva

Depois de vários anos a residir no estrangeiro, António Gonçalves da Silva decidiu regressar a Portugal e abrir o seu próprio negócio, na área em que se encontra encartado e licenciado.

É na Alva de Pataias (na rua Fausto Figueiredo, 9) que este electricista profissional sedeou a sua empresa denominada “ADS-Electro”. Da vasta lista de serviços prestados por António da Silva destacam-se a reparação e restauração de electrodomésticos da linha branca e hotelaria, montagem de antenas, parabólicas, auto-rádios e acessórios, automatismos e soluções adequadas. A “ADS-Electro” trata, ainda, de instalações eléctricas de construção civil e industrial, electromecânica, electricidade de maquinarias e assistência técnica ao local.

Os interessados poderão contactar António da Silva pelo telemóvel 965 372 799 ou pelo mail ads-electro@sapo.pt.

in edição 10 (Economia)

PontoGás faz fusão com Ária Gás

A funcionar há cerca de cinco anos, o Ponto Gás fez recentemente uma fusão empresarial com a Ária Gás, outra empresa de fornecimento de gás a comerciantes, empresas e particulares.
Apesar da alteração no pacto social da empresa com sede em Pataias, os serviços prestados mantêm-se, tal como as entregas de gás ao domicílio de forma gratuita. Licenciamento de instalações de redes de gás, assistência técnica a aparelhos e instalações, colocação de painéis solares, aquecimento central e ar condicionado são os serviços que continuam a ser prestados pela nova empresa, tal como o fornecimento de gasóleo para aquecimento central.

in edição 10 (Economia)

Estúdios 111 com casa nova


No próximo dia 9 de Agosto, os “Estúdios 111”, de Anselmo Coutinho, abrem as portas nas novas instalações, no edifício próprio junto à rotunda da fonte, em Pataias. Depois de 11 anos nas instalações junto ao talho “Moisés e Cecílio”, Anselmo Coutinho decidiu construir instalações próprias “de menor dimensão, mas igualmente bem localizadas”. A crise e a introdução de novas tecnologias (fotografia digital) têm contribuído para a estagnação do mercado, mas Anselmo Coutinho não baixa os braços e continua a apostar em produtos diferentes e inovadores para conquistar novos clientes. E deixa um alerta: “é conveniente revelarem-se algumas das fotografias digitais, pois caso haja um problema nos computadores as pessoas perdem tudo”.

No que se refere às novidades, o forte dos “Estúdio 111” passa pelos álbuns digitais, ou seja, a impressão das fotografias directamente nas páginas dos álbuns fotográficos. O resultado deste trabalho – que inclui a selecção e tratamento das imagens – é “bastante agradável”. Os preços variam entre os 29€ e os 69€ para amadores que tragam as suas fotografias em suporte digital. Para reportagens sociais (casamentos e baptizados) os preços são mais elevados, dependendo do formato do álbum e da quantidade de fotografia escolhidas.

Registe-se que Anselmo Coutinho começou “a trabalhar na área da fotografia no Jornal de Pataias, há 24 anos”.Mais tarde tornou-se freelancer, fazendo algumas reportagens fotográficas para colegas. Depois foi convidado a trabalhar num estúdio que funcionou há alguns anos em Pataias. “Foram os donos desse estúdio que me fizeram perceber que havia mercado em Pataias, daí ter decidido abrir o meu próprio negócio”. Pouco antes de abrir os “Estúdios 111” frequentou uma acção de formação na área da fotografia, em Lisboa, onde melhorou os conhecimentos de trabalhos de estúdio. A partir daí, tem vindo a melhorar as técnicas e programas usados para fazer os trabalhos para que é solicitado.

in edição 10 (Economia)

Martingança conta com novo salão de estética e cabeleireiro

O salão de cabeleireiro unisexo e de estética “Patriana” abriu ao público no primeiro dia de Julho, junto à florista “De Pintora a Florista”, na Martingança.
Com gerência de Patrícia Páscoa e Ana Godinho, ambas a trabalhar no sector há cinco anos, o novo salão apresenta novidades no que se refere às marcas de produtos utilizados. A funcionar todos os dias (excepto à segunda e domingo) entre as 9 e as 19h (sendo que ao sábado abrem meia hora mais cedo), o salão encontra-se aberto à hora de almoço.
As empresárias acreditam que “esta foi uma boa aposta”, dado que se encontram numa zona de rápida acessibilidade para clientes da Marinha grande, Maceira, Pataias e Moita. A decoração escolhida é sóbria e moderna.

in edição 10 (Economia)

Novo salão de cabeleireiro em Pataias

Sandrine Neves trabalha na área há cerca de 12 anos
O salão de cabeleireiro unisexo de Sandrine Neves abriu ao público, junto ao antigo “Joaquim Gordo”, no passado dia 11 de Julho com inúmeras novidades do sector.
Com uma decoração bastante atractiva, o novo salão pataiense surge “na altura certa”, como refere a proprietária que, apesar de só ter concluído o curso de cabeleireira e oficial de barbeiro em Dezembro, já trabalha naquela área há mais de 12 anos.
“Bem localizado”, o salão de Sandrine Neves funciona todos os dias (excepto às terça-feiras e domingos) entre as 9,30 e as 12,30h e as 14 e as 19h. A grande novidade introduzida pela empresária passa pela utilização de uma marca de produtos de elevado grau anti-alérgico “dado que não contêm PPD, que é um pigmento de cor que provoca dermatites e alergias bastante graves”.

in edição 10 (Economia)


Bar do Clube Pisoense remodelado

Direcção do Pisoense investiu 15 mil euros na modernização do bar
A inauguração das obras de melhoramento do bar do Grupo Desportivo e Recreativo Pisoense teve lugar no passado dia 24 de Julho, altura em que a Direcção apresentou o resultado final da remodelação aos sócios.
Uma nova esplanada, a abertura de uma porta vidraçada para a área de estacionamento, o alargamento de duas janelas (para clarear mais o interior do espaço), a colocação de um tecto falso e sistema de ar condicionado e a reestruturação da área do balcão foram algumas das melhorias apresentadas aos sócios.
Além disso, o espaço foi embelezado com nova pintura, mobiliário moderno e um plasma. As obras custaram cerca de 15 mil euros, um valor que já existia na tesouraria da associação “deixado pelas direcções anteriores”. Agora estão reunidas as condições para a actual direcção, presidida por Rui Salgueiro, delinear um programa cultural que deverá arrancar depois do Verão.

in edição 10 (Economia)

Intermarché de Pataias assinala 12 anos

Gerência do Intermarché de Pataias continua a inovar
Na época em que sopra 12 velas, o Intermarché de Pataias continua a apostar na melhoria de “qualidade, serviços e preços”. Para assinalar o 12º aniversário desta superfície comercial pataiense, Daniel Marta e Neuza Arnaldo programaram descidas de preços, oferta de bolo de aniversário, animação dentro da loja, a conclusão do ajardinamento da área envolvente do espaço comercial (com parque de merendas) e o início do funcionamento da nova estação de lavagem auto (jet-wash) e de rolos.

Este novo serviço é uma mais-valia para a população do Norte do concelho, tendo resultado “de um investimento pesado”. Contudo, os gerentes do Intermarché defendem que “fazia todo o sentido substituir o equipamento anterior, que estava obsoleto e não funcionava”. Preocupados “com a imagem” do Intermarché, Daniel Marta e Neuza Arnaldo não lamentam o investimento feito quer na área ajardinada, quer na estação de lavagem auto. “Trata-se da nossa imagem”, garantem os empresários.

Defendendo que o “Intermarché tem um peso socio-economico algo pesado na vila”, Daniel Marta e Neuza Arnaldo pretendem melhorar ainda mais o espaço comercial. “No próximo ano, se tudo correr bem, esperamos fazer obras”, que vão permitir um Intermarché maior e com algumas lojas no interior.

Até lá, “continuamos com a mesma vontade de baixar os preços, melhorar a qualidade e o atendimento”, afiançam, defendendo que “esta é uma actividade que requer atenção diária”. E para o justificar, explicam que “este negócio é muito semelhante ao futebol: o treinador tem onze jogadores, mas basta haver um ou dois que não cumprem a táctica e a equipa perde”.

in edição 10 (Economia)


Linha Verde festeja 16º aniversário

Linha Verde promove actividades radicais em contacto com a natureza

Concertos, actividades radicais, uma festa para as crianças e um mega-churrasco, foram os pratos fortes servidos no decorrer da semana em que se assinalou o 16º aniversário da “Linha Verde”, no Casal da Areia. Funcionando em simultâneo como um espaço de lazer nocturno e como núcleo de organização de actividades desportivo-culturais, a “Linha Verde” fica localizada longe dos centros urbanos, numa zona verde que inclui um lago, onde se pode praticar kayak todo o ano.

Fazendo um balanço dos 16 anos de actividade daquele espaço concebido em sintonia com a natureza, o gerente Carlos Baptista não deixa de abordar o tema geral: “a crise”. Contudo, a “Linha Verde” continua a crescer de uma forma faseada. Para breve, Carlos Baptista pretende construir uma área de balneários, para a construção dos quais espera “a aprovação por parte da Câmara de Alcobaça, à qual muito agradeço a cedência do espaço para poder desenvolver este projecto que, na minha opinião, dignifica o concelho e a região”.

in edição 10 (Economia)

Stand de quadriciclos abre na Martingança

José Carlos Ribeiro gere novo stand martingancense

Um novo stand de quadriciclos (carros sem carta) abriu portas na Martingança, sob gerência de José Carlos Ribeiro, no final de Julho. Situado na zona fronteiriça do Grupo Desportivo da Martingança, o novo espaço comercial dedica-se exclusivamente à venda de quadriciclos da marca “Grecav”. “Represento esta marca por várias razões, nomeadamente pelo facto de ter um quadriciclo desta marca e estar satisfeito, porque são a gasóleo o que os torna económicos e porque são os únicos totalmente construídos em chapa – depois de alguns anos mantêm a boa aparência e, em caso de acidente, são mais robustos”, explica o gerente do novo stand martingancense. O projecto comercial de José Carlos Ribeiro inclui a possibilidade de comercializar carros eléctricos “para contribuir para a preservação do ambiente”.

Esta oportunidade surgiu pelo facto de, “devido a muitas condicionantes, não conseguia arranjar emprego. A alternativa era criar o meu posto de trabalho e, depois de alguma pesquisa na internet e com a boa vontade do senhor Daniel Gonçalves, de Ponte de Lima”, o stand abriu portas. Acreditando que “este negócio pode florescer, dado que o potencial cliente é o idoso reformado – estrato onde ainda não paira muito a crise”, José Carlos Ribeiro sublinha que “esta é uma zona onde o mercado ainda não foi devidamente explorado”.

Agora só resta “satisfazer os clientes”. Para tal, além de quadriciclos “de qualidade”, o gerente tem ainda a possibilidade de tratar dos financiamentos “caso o cliente necessite e reúna as condições exigidas”.

in edição 10 (Economia)

Furtos de cobre incomodam populações

Os furtos de fio de cobre já começam a ser uma constante do dia-a-dia das populações do Norte do concelho de Alcobaça, tendo em conta que este tipo de crime tem sido praticado amiúde nos últimos tempos. Desta vez, a freguesia que saiu prejudicada por semelhante crime foi a de Cós, que ficou sem serviço de Internet e telefone no passado dia 12 de Julho. De acordo com a Junta de Freguesia local seria necessário uma vigilância mais apertada por parte da GNR e a substituição dos cabos por fibra óptica, uma solução que ainda poderá demorar por parte da PT.

in edição 10 (Economia)

"Sensibilidades 25" apresentado na FNAC Leiria


O livro “Sensibilidades 25”, uma compilação que junta alguns trabalhos de 25 fotógrafos do distrito de Leiria, entre os quais o pataiense Joaquim Pesqueira, foi apresentado, no dia 3 de Julho, na Fnac Leiria Shopping. A obra é editada pelo Centro de Património da Estremadura (CEPAE) e coordenada por José Luís Jorge. Nesta obra antológica apresentam-se várias estéticas e tendências, que vão desde o fotojornalismo, até à chamada fotografia de autor, sem temas previamente impostos, permitindo uma visão abrangente do que melhor se faz na região.

in edição 10 (Cultura)

Excursão á Festa do Avante - inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a Festa do Avante, numa excursão que terá partida no dia 4 de Setembro (às 7,15h em frente aos CTT de Pataias) e chegada no dia 5 (pelas 22h). O preço da excursão é de 39,50 € e inclui bilhete (EP) para dois dias, viagem e seguro de viagem. Os interessados deverão contactar Abílio Filipe.

in edição 10 (Cultura)

Jovem de Alpedriz brilha no "Sons do Baça"

DR

Quatro dos 11 concorrentes do concurso de música “Sons do Baça”, promovido pela Câmara de Alcobaça, já tentarem a sua sorte, ao subirem ao palco (na 1ª eliminatória) nas Paredes da Vitória, no passado dia 31 de Julho. Agora resta saber quem serão os três finalistas apurados (da eliminatória das Paredes), o que só será tornado público na segunda eliminatória, marcada para São Martinho do Porto. A final (que irá juntar seis bandas) fica agendada para o palco da Feira de São Bernardo.

Das 11 bandas que se apresentaram a concurso, apenas uma tem um elemento do Norte do concelho de Alcobaça: os “The Clive”, uma banda pop-rock formada em Maio deste ano.

António Miguel Pereira é natural de Alpedriz e guitarrista dos “The Clive”, a banda que partilha com Bárbara Freitas (vocalista). A paixão pela música esteve sempre presente na vida de António Miguel Pereira, começando a aprender música aos 8 anos, em Alpedriz. Dois anos mais tarde, começou a tocar trombone na Orquestra Juvenil de Alpedriz, ficando mais tarde igualmente ligado à Orquestra Juvenil da Cela. Aos 12 anos iniciou aprendizagem de guitarra sem orientação de qualquer professor, tendo aulas particulares apenas passados dois anos.

Actualmente, encontra-se ligado às duas orquestras que integra, à banda da escola que frequenta (guitarra) e a banda de covers do concelho de Porto de Mós (guitarra baixo).

in edição 10 (Cultura)

ZonaCisterTV: das Paredes para o Mundo

DR

A “Zona Cister Tv”, cujos conteúdos podem ser seguidos em http://www.livestream/zonacisterlivetv, é uma emissão online com uma grelha de conteúdos em continuidade, vídeo on demand e emissões em directo, com a capacidade de interagir com as redes sociais.

Com os estúdios sedeados nas Paredes da Vitória, a “Zona Cister Tv”, de propriedade da empresa “SubirnaTabela”, tem como missão divulgar conteúdos regionais no espaço global, comunicando as grandes potencialidades locais e veiculando as marcas, produtos e serviços da região.
Como o nome indica a “Zona de Cister” é a área geográfica de enfoque, ainda assim a grelha tem conteúdos de carácter nacional e internacional para melhor criar uma ligação a Lisboa e ás comunidades de língua Portuguesa no mundo. Da grelha desta emissora destacam-se alguns eventos realizados em Pataias, nomeadamente a audição da Filarmónica, a Festa da Criança da Ferraria e o aniversário da Vila.

A “Zona Cister Tv” um empreendimento privado, que vive das marcas patrocinadoras e da publicidade, e embora preste um serviço publico evidente, não tem qualquer apoio institucional público. A emitir desde o início deste ano, tem vindo consistentemente a aumentar o share de audiência de uma forma sustentada. Segundo os promotores da “Zona Cister Tv”, “contamos arrancar, a partir do fim do Verão, com uma programação fixa de programas directos de estúdio de carácter informativo e de opinião”.

E das Paredes da Vitória lançam mais uma mensagem para todo o Mundo. “Agradecemos a todos quantos seguem a nossa emissão, agradecemos às marcas que nos têm apoiado e esforçamo-nos por proporcionar a todos, público e marcas, cada vez melhor entretenimento e eficácia”, garantem.

in edição 10 (Cultura)

Estátua pataiense no Festival de Tomar

DR
António Santos. Homem Estátua. HãToino DeLírio. Staticman. Quatro nomes para um pataiense que, ao longo de cerca de duas décadas, tem elevado o nome da freguesia. Desta vez tudo irá acontecer em Tomar que lançou mãos à organização da primeira edição do Festival de Estátuas Vivas, agendada para os dias 18 e 19 de Setembro e que abordará a História de Portugal focada na cidade de Tomar, desde a Idade Média à República.

Com o objectivo de divulgar e promover este Festival, António Santos vestiu a pele de Luís de Camões, levando-o a viajar (no dia 19 de Julho) no comboio inter-regional que liga Lisboa a Tomar. Durante a viagem, em todas as carruagens, o Homem Estátua fez a sua performance (estática, o mais possível) e ao longo do percurso interagiu com os passageiros.

O evento culmina na eleição da melhor Estátua Viva, que será feita pelo público. Uma iniciativa a não perder!

in edição 10 (Cultura)

Banda Filarmónica sopra 133 velas


De uma forma bastante intimista, a Sociedade Filarmónica Recreativa Pataiense assinalou, a 15 de Julho, o seu 133º aniversário. Do programa comemorativo constou a colocação de uma coroa de flores no túmulo de um dos sócios fundadores por parte da Direcção, uma missa em memória dos músicos e sócios já falecidos – com acompanhamento musical pela Banda Filarmónica – um jantar convívio entre músicos e Direcção e um concerto aberto à população. Este último evento não contou com adesão significativa por parte do público, tendo em conta que as comemorações decorreram a uma quinta-feira e não foram divulgadas à comunidade.
Apesar de ter mais de um século de história e tradição, a Filarmónica Pataiense teima em modernizar-se, adaptar-se e evoluir com o passar dos anos. A Sociedade Filarmónica alberga, nas suas instalações, os segredos para “criar” bons músicos, que mais tarde poderão integrar a Banda, que é o ex-libris desta associação. A par da Banda, a SFRP continua a dar cartas no que diz respeito à formação de músicos. Actualmente, são mais de 125 os artistas que procuram aquela associação para fazer crescer a musicalidade que lhes vai na alma. Entre aulas para instrumentistas e de canto, a Escola de Música tem crescido a um ritmo alucinante.

Com cerca de 300 associados, a Banda continua a alimentar vários sonhos. Um dos mais recentes é a criação de uma escola de teatro, um projecto que ainda está numa fase muito embrionária.

in edição 10 (Cultura)

"As Letras dos outros..." : Blogue do Sapinho Gelásio

www.sapinhogelasio.blogspot.com
Às 18,57h do dia 6 de Maio de 2009 era publicado o primeiro texto do blogue “ Sapinho Gelásio”, da autoria de Paulo Grilo, um pataiense ligado à redacção e direcção do extinto “Jornal de Pataias”, onde teve início a rúbrica “Sapinho Geláso”. Muito mais que informativo, este blogue apresenta algumas críticas a decisões tomadas (ou não) pelos políticos portugueses, alcobacenses e pataienses, deixando ainda algumas sugestões - recados essencialmente dirigidos à Câmara de Alcobaça e à Junta de Pataias. Notícias ligadas à sociedade, política, cultura, lazer, desporto e até ofertas de emprego para a zona de Pataias podem ser consultadas neste blogue.


Contando já com cerca de 700 textos, o “Sapinho Gelásio” tem ainda uma excelente galeria fotográfica, da autoria de Paulo Grilo ou de fotógrafos devidamente identificados. As notícias apresentadas neste blogue são, geralmente, rebuscadas de sites de órgãos de comunicação da região ou de blogues de políticos, como é o caso de Rogério Raimundo, vereador da Câmara de Alcobaça pela CDU.

“De Pataias, por Pataias, para Pataias” é o slogan deste espaço de informação virtual que dá ainda a indicação de sites e blogues que, na opinião do autor pataiense, merecem ser seguidos.

A manutenção do blogue é feita diariamente, contando, grande parte dos dias, com a publicação de mais do que uma notícia.

Este é um blogue que recomendamos a todos os pataienses (e não só) que gostem de manter a actualidade da informação local.

De zero a 10, o “Sapinho Gelásio” merece 9 pontos.

A não perder em http://www.sapinhogelasio.blogspot.com/!

in edição 10 (Cultura)

Incêndio nas Paredes da Vitória

Foto: Paulo Grilo/ Sapinho Gelásio
Um incêndio deflagrou no dia 27 de Julho, cerca das 13:50h, na zona do Parque de Merendas das Paredes. O incêndio foi combatido por 126 homens, 33 viaturas, 2 helicópteros e 1 avião. Estiveram presentes as corporações de Pataias, Alcobaça, Óbidos, Benedita, S. Martinho do Porto, Juncal, Batalha, Porto de Mós, Vieira de Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Ortigosa.
A rápida acção dos bombeiros e da Protecção Civil contribuiu para a eficácia no combate às chamas, isto apesar das dificuldades colocadas pelo terreno, nomeadamente as areias soltas e o grande desnível das dunas.

in edição 10 (Sociedade)

Paredes melhor, trânsito pior

Mais estacionamento, casas de banho públicas, um parque infantil, passagens de peões assinaladas na estrada e um serviço multibanco são as principais reivindicações quer dos comerciantes, quer dos moradores, quer mesmo dos veraneantes das Paredes da Vitória.

Isto numa época em que o Verão já teve início e as obras que decorreram naquela praia o seu fim. Pelo menos, assim o garantem os políticos. Mas a opinião de quem se desloca amiúde àquela praia da freguesia de Pataias é muito diferente. Por seu lado, os comerciantes também são unânimes no que diz respeito à lista de “obras que gostaríamos de ver concluídas” nas Paredes. A escassez de estacionamentos é o problema que mais afecta os comerciantes: “a crise já faz os negócios andarem com alguma lentidão. Se a isto juntarmos a falta de estacionamento, os clientes são cada vez menos”, referem. A falta de um multibanco é outra das preocupações dos que gerem negócios, habitam ou, simplesmente, passam por aquela praia.

Da ala dos moradores, as preocupações são menos abrangentes. Recentemente foram discutidas e aprovadas as alterações ao trânsito e estacionamento daquela localidade. Apesar da anterior postura já prever o trânsito proibido (excepto a veículos de moradores, cargas e descargas, deficientes, GNR e bombeiros), o incumprimento destas regras levaram à necessidade de uma intervenção do executivo pataiense. Em breve e como forma de amenizar os problemas, serão distribuídos dísticos aos moradores e comerciantes, enquanto a GNR reforçará a fiscalização.

Contudo, os problemas que a Câmara e a Junta têm a braços são mais persistentes: a requalificação urbana “roubou” estacionamento, sem apresentar alternativas; continuam por colocar sinais de trânsito, arranjar os passeios e pinos para impedir o estacionamento nos passeios. E tudo isto transforma as Paredes num inferno, sobretudo ao fim-de-semana.

Reconhecendo que há “falta de estacionamento nas Paredes, Valter Ribeiro, presidente da Junta de Pataias, refere que “luto pela resolução deste problema há dois anos na Câmara!”. Defendendo que aquela praia tem “problemas de estacionamento 30 dias por ano”, o autarca explica que “vão ser construídas duas áreas de estacionamento, sendo uma junto ao parque de Merendas e outra junto ao Parque de Campismo”. As obras de construção do estacionamento na zona da Senhora da Vitória já arrancaram, depois de ter sido autorizado pelo ministério da tutela. “Vamos, com este novo parque, criar algumas centenas de lugares”, explica Valter Ribeiro, adiantando ainda a possibilidade “da exploração do parque ser entregue à Associação de Bombeiros de Pataias, que já foi convidada mas que ainda não deu resposta”. Este ano, já vai haver uma “carrinha que vai assegurar o transporte dos veraneantes do parque até à praia e vice-versa”. No próximo Verão, Valter Ribeiro espera já ter os dois parques construídos e um esquema de transportes colectivos funcional”. Mas até as áreas de estacionamento estarem concluídas, “as pessoas não podem querer levar os carros até à praia”, critica o autarca.

Acerca da falta de infra-estruturas sanitárias públicas, Valter Ribeiro adianta que, “no edifício da ETAR deverão ser implantados os balneários e uma sala de exposições”. “Não será este Verão, mas será feito”, garante, salientando que “os balneários e casas-de-banho públicas vão ser feitas porque quem vai às Paredes merece-o. Contudo, em qualquer praia do País, estas infra-estruturas são da responsabilidade dos concessionários”.

No que diz respeito ao multibanco, Valter Ribeiro garante que essa situação já está acertada com uma instituição bancária, só faltanto a instalação da caixa ATM, na zona do Nostalgia Beach.

in edição 10 (Sociedade)


Carta ao Director - Sem acesso à Cultura!

A falta de agendamento e realização de eventos culturais no Norte do concelho de Alcobaça, pela Câmara Municipal é uma realidade.

É lamentável, que o XVIII Festival de Música de Alcobaça, que decorreu desde o dia 30 de Maio de 2010 a 31 de Julho de 2010, ou seja, o Cistermúsica, com um vasto e interessante programa cultural, de música, teatro, bailado, cinema literatura, na zona Norte do concelho só teve lugar no Convento de Cós, um único evento cultural “A Imagem da Melancolia” no dia 4 de Julho pelas 18 horas.

A questão, que se coloca é o porquê, desta falta de eventos culturais no Norte do concelho, será esta população não merecedora de ter acesso à cultura? A população do norte do concelho não se contenta só com donativos por parte da Câmara municipal, para festas e romarias, nomeadamente as Festas da Vila; o Norte do concelho tem direito ao acesso à cultura, como todas as outras populações do concelho de outras freguesias.

A freguesia de Pataias tem várias localidades, com várias igrejas e com boas condições acústicas, para serem aí realizados eventos culturais nomeadamente no que concerne à música clássica que se insere na Cistermúsica; tem também um auditório; tem uma banda Filarmónica com instalações próprias, que inclusive até festejou 133 anos de existência no dia 15 de Julho de 2010. Tal como a freguesia de Martingança também tem uma igreja para poder receber tais eventos. Não é por falta de lugares passíveis de receber eventos no âmbito da Cistermúsica, que a Câmara municipal de Alcobaça, fez “letra morta” e não realizou aí alguns eventos culturais, tal como o fez em outras freguesias do concelho.

Por isso espero que no próximo ano, a Câmara de Alcobaça não faça estas assimetrias culturais no concelho e tente contentar toda a população do concelho, de forma igualitária para que todos tenham acesso à cultura, no âmbito da Cistermúsica!

De igual forma há assimetrias da actuação da Câmara Municipal no que diz respeito a Alcobaça Summer Nights, onde se constata que as praias do Norte do concelho em que o programa divulgado vai até 14 de Agosto de 2010, apenas a Praia das Paredes da Vitória tem a primeira eliminatória dos sons do Baça em 31 de Julho de 2010 e a actividade de Aeróbica na praia é só aos fins-de-semana pelas 18 horas; sendo esquecidas todas as outras praias a Norte do Concelho Légua, Vale Furado, Paredes da Vitória, Polvoeira, Pedra do Ouro e Água de Madeiros.

Em contrapartida e de uma forma díspar, São Martinho do Porto tem dez espectáculos musicais agendados e a aeróbica na praia todos os dias e muitas outras actividades desportivas, que não decorrem nas praias do Norte; inclusive inexistem quaisquer actividades desportivas e musicais, com excepção do único evento enumerado em Paredes da Vitória.


   
 
Eugénia Rodrigues


in edição 10 (Sociedade)