Seis crianças e sete adultos (na sua maioria residentes na freguesia de Pataias) frequentam as aulas de Kempo Karaté Chinês, ministradas pela Escola de Kempo Chinês de Pataias, nas instalações dos Bombeiros de Pataias.
Dizem os entendidos que o Kempo foi desenvolvido a partir da arte de outras lutas e transformado em “algo superior, elevado e iluminado”. O treino baseia-se na adaptação ao equilíbrio e na harmonia de todas as coisas “buscando lutar contra seu próprio ego, dando ênfase ao equilíbrio total da mente, corpo e espírito”. E é em busca deste equilíbrio que Samuel Évora, residente na Alva de Pataias, frequenta as aulas de Kempo Karaté Chinês há um ano.
“Desde pequeno que tinha curiosidade por aprender artes marciais, mas nunca tive meios para poder aprender - meio de transporte e/ou escolas na zona que se mantivessem abertas”, explica o jovem de 21 anos. Há dois anos, uma amiga que já se encontrava na modalidade convidou-o a participar, só que por motivos diversos o ponto de arranque naquela modalidade foi adiado, mais uma vez. Mas o destino não quis atraiçoar os sonhos de Samuel Évora e, em Setembro do ano passado, o jovem inscreveu-se nas aulas que arrancaram em Pataias. E assim começou uma forte ligação ao desporto que hoje elege como preferido.
“Logo de imediato fiquei entusiasmado, pois no Kempo aprendemos várias técnicas de artes marciais ou seja de tudo um pouco, como Karaté, Kong-Fu, Jujitsu, Taekwondo”, refere Samuel Évora, que já atingiu o cinto castanho-branco que é igual ao 3º cinto (laranja), apesar do seu simbolizar o início de instrução. E o sonho de criança deu lugar ao sonho do adulto: “aprender a dar aulas e evoluir mais rápido para poder ensinar mais tarde”.
Lamentando ainda não ter tido oportunidade de participar em competições, “por falta de disponibilidade financeira para pagar as inscrições” que são elevadas, Samuel Évora diz ter o apoio dos pais e espera ainda “ganhar umas medalhas”.
BI:
Escola de Kempo Chinês de Pataias
- filiada à Federação Portuguesa de Kempo Chinês (FPKC);
- filiada à Internacional Chinese Kempo Karate Federation (ICKKF);
Disciplinas: Kempo Karate Chinês e Kajukenbo
Instrutor: Sifu Filipe Moleiro, 2º Dan de Kempo Chinês e 1º Dan de Kajukenbo;
Escola com 3 anos de existência, conta com 12 títulos nacionais e 5 títulos mundiais conquistados;
Aulas às terças e sextas-feiras, das 20h as 21h (adultos e crianças) nos Bombeiros de Pataias.
Sem comentários:
Enviar um comentário